Ed. Benfica 13º andar, sala 1306, Tel (37) 3241 1680 - Itaúna / MG

Atendimento “in company” para toda a região.

 

ENTREVISTA PARA EMPREGO – A hora da verdade

Eliane Soares Mendes Franco
Publicado no jornal A CHAMA da Comunidade Bom Pastor

Quando somos chamados a uma entrevista para concorrermos a uma vaga de emprego, sempre nos deparamos com muitas inseguranças e medos... Será que vou conseguir mostrar tudo de bom que tenho? Conseguirei ocultar minhas “deficiências”? Será que tenho o que eles estão procurando? Haverá uma maneira melhor de proceder nessas situações?
Abaixo descrevemos alguns pontos que poderão tornar esse momento tão precioso da nossa vida profissional, menos estressante e mais vantajoso para quem tanto quer uma oportunidade.

ASPECTOS FÍSICOS:


- Vista-se conforme o tipo de emprego e empresa que está em jogo. Caso se trate de uma vaga para advogados ou grandes executivos, certamente você deverá comparecer de terno, caso contrário não se preocupe em vestir trajes especiais em uma ocasião dessas. Esteja limpo, simples e adequado ao ambiente de trabalho. Por isso mesmo, não compareça de chinelo, short, regata, bermuda, boné, decote abusivo ou mini-saia.
-Se você está há muito tempo sem fazer um bom corte de cabelo, essa é uma boa hora, pois um cabelo desajeitado, mau cuidado ou simplesmente sujo pode revelar desleixo ou falta de capricho.
-Cuide-se para não comparecer a uma entrevista de emprego apresentando odores desagradáveis (“chulé”, “cecê”) mas também contenha-se no uso de perfumes e cheiros fortes. Seja apenas agradável nesse aspecto; um ótimo banho acompanhado de um desodorante eficaz costuma ser suficiente!
- Unhas sujas, demasiadamente longas ou mal cuidadas também revelam desinteresse por si mesmo.
- Quem está mascando chicletes certamente não vai poder conversar, afinal, ninguém deve “falar de boca cheia”, não é mesmo? Por isso, um erro lastimável, é comparecer a qualquer tipo de entrevista mascando chicletes.
- Se você é usuário de pircings, tatuagens ou brincos (para homens) deve estar se perguntando o quanto isso poderá lhe prejudicar. Nesse caso o que conta para dar ou não um emprego a alguém é a cultura da empresa, e se a empresa onde você pretende trabalhar prefere os que não fazem uso de tais “enfeites” você poderá perder o lugar para alguém que, além de outros atributos desejados para a vaga, não faça uso de tais adereços. Mas lembre-se: não adianta esconder suas escolhas, pois no dia-a-dia do trabalho isso certamente vai aparecer...

ASPECTOS EMOCIONAIS:


- A primeira grande força de um candidato em uma entrevista a emprego é a espontaneidade. Os profissionais que fazem esse tipo de entrevista estão preparados para identificar até que ponto o indivíduo está sendo ele mesmo. Da mesma forma que o entrevistado vai a esses processos procurando ocultar ou disfarçar suas limitações, os entrevistados estarão munidos de todo o “material” necessário (testes, questões, vivências) para identificá-las; portanto: SEJA VOCÊ MESMO e NÃO TENTE PARECER O QUE VOCÊ NÃO É. Não fique ensaiando respostas e decorando chavões, nem queira “adivinhar” quais seriam as respostas certas nessas ocasiões. Deixe que as coisas ocorram naturalmente, inclusive sua indicação para a vaga ou não.
-Para manter a espontaneidade e a segurança em um momento desses uma grande aliada é a VERDADE, que certamente impedirá as tradicionais contradições que tanto deixam mal os candidatos. Não oculte dados e jamais minta.
- Não tente ser muito íntimo e nem se mantenha tão formal ou distante. Lembre-se que a melhor conduta é a que deve ser adota em um ambiente de trabalho: a conduta profissional.
- Quem faz a entrevista é o entrevistador e não o candidato. Não inverta a situação e controle sua curiosidade!
- Seja objetivo e não divague em seus comentários, mas demonstre interesse em todas as perguntas.
- Tons de voz elevados e palavras vulgares não caem bem em nenhum lugar, especialmente em um ambiente profissional, como é o caso das entrevistas para empregos.
- Procure chegar 15’ antes do horário marcado, de forma a jamais se atrasar e a ter um tempo para se recompor antes da entrevista. Se possível vá ao local da entrevista dias antes para evitar equívocos de última hora.
- Se você usa óculos, leve-os para os casos de testes com leitura.
- Nunca se esqueça de sua carteira de trabalho, pois ela é um documento indispensável nessas situações.

ASPECTOS ESPIRITUAIS


- Não se esqueça de consagrar mais esse momento de sua a vida a DEUS.
Se foi indicado: Agradeça e coloque tudo de melhor que há em você nessa oportunidade!
Se não foi indicado: lembre-se que não foi indicado nesse caso especificamente, e que o seu lugar está “reservado” em alguma empresa ou nova vaga que espera por suas habilidades e por seus talentos. Continue investindo em seu crescimento e confiando na providência divina.

© 2014 Diferencial MG. Todos os direitos reservados. Tel: (37) 3241 - 1680
Desenvolvimento: Cristiano Carvalho