Ed. Benfica 13º andar, sala 1306, Tel (37) 3241 1680 - Itaúna / MG

Atendimento “in company” para toda a região.

 

Curriculum Vitae

Seu curriculum vitae é peça chave para nosso trabalho e será tratado de modo especial em nosso banco de dados.

A entrega do curriculum vitae diretamente pelo interessado possibilita-nos a realização da pré-entrevista, etapa fundamental em nossos processos seletivos, por isso, sempre que possível, venha pessoalmente trazer o seu curriculum!

Caso você mantenha seu interesse, traga um novo curriculum vitae a cada 6 meses para atualizarmos seu cadastro ou, se alterar seu telefone de contato, traga outro imediatamente.

 

O CURRÍCULUM VITAE EFICIENTE

Há muitas e variadas receitas de curriculum vitae à disposição nas redes sociais.
Vamos aqui apresentar alguns aspectos que consideramos importantes em nossa experiência à frente de processos de Recrutamento e Seleção.
Todos sabem que o curriculum é “você na empresa” e que através de uma ou duas páginas, você deverá se fazer atraente e adequado, por isso todo cuidado é pouco na hora de elaborar seu curriculum vitae.

 

1. Título: Curriculum Vitae.

2. Identificação: Relacionar os dados elementares como nome, telefones (mais de um e citar operadora), endereço, idade e data de nascimento, estado civil e nº de filhos, carteira de habilitação/tipo, email (cuidado com nomes exóticos ou comprometedores; se for o caso crie um email profissional) e CID se for PcD (Pessoa com Deficiência). Dispensa-se nº de identidade, nº de CTPS, nome dos pais, etc.

3. Objetivo: Citar a(s) área(s) de seu interesse, caso tenha isso definido especificamente. Dispensa-se frases feitas ou chavões do tipo: “meu objetivo é contribuir para o crescimento da empresa”.

4. Formação Acadêmica: Citar os cursos profissionalizantes - técnicos, graduações e pós graduações - escola e ano de conclusão. Se estiver em andamento, citar período e previsão de conclusão. Não é necessário citar ensino médio quando já está cursando níveis acima deste.

5. Experiência Profissional: Citar o nome das empresas onde já atuou, cargos, período e tempo total em cada função. Faça uma descrição breve das tarefas em cada cargo, deixando claro o foco de sua experiência quanto a processos, tarefas ou equipamentos mais significativos. Por exemplo: Ao citar seu cargo de operador de produção, explicite a área específica em que atuou (operador de caldeira, avaliador de tecido acabado, operador de trefiladeira). Ao citar cargo de assistente administrativo esclareça as áreas de atuação (fiscal, contábil, financeiro, vendas, compras, etc.), citando o tempo em cada uma delas. Nos casos de cargos de liderança, esclareça as áreas, número de liderados, principais atividades, projetos ou programas sob responsabilidade.

6. Atualizações e Aperfeiçoamentos: Citar os títulos com o ano em que realizou. Mencionar apenas os realizados nos últimos 2 ou 3 anos, ou aqueles que sejam muito significativos para sua área de atuação.

7. Informática: Informar sistemas ou programas de seu domínio, inclusive algum sistema específico com o qual tenha tido boa experiência. Seja bem claro especialmente se a vaga estiver à isso relacionada.

8. Idiomas - informar nível e certificações de proficiência, caso tenha: Básico, intermediário ou avançado, sendo realista e cauteloso, pois, se esse quesito for importante para contratação certamente haverá uma avaliação específica sobre ele.

8. Experiências Internacionais: Cite intercâmbios, viagens ou projetos profissionais importantes que tenha realizado no exterior.

9. Informações complementares: Cite aqui sua atuação em projetos e trabalhos voluntários, atuações políticas, participação em associações ou atividades sociais /comunitárias. Esse tipo de dado deve ser citado somente nos casos de atuações significativas.

10. Data e assinatura.

 

OBSERVAÇÕES:

• Quando possível, entregue seu curriculum pessoalmente. Leve-o completo e não deixe dados para serem preenchidos na hora da entrega.
• Não enrole o curriculum! Não o rasure! Não ilustre!
• Muita atenção para com a correção linguística e com a limpeza do documento.
• Evite tipos gráficos muito chamativos e diversificados e destaque apenas os grandes títulos do curriculum.
• Prefira letra tipo ARIAL ou similar, tamanho 12, preto e papel A4, branco.
• Evite capas e papeis “especiais”. Use envelope A4 simples.
• Os curriculuns devem ter, de preferência, 1 ou 2 páginas.
• Foto é opcional, mas auxilia na identificação.
• Seja objetivo, mas não comprometa o nível de suas informações, especialmente sobre suas experiências profissionais.
• Despreze as descrições subjetivas do seu perfil como “sou comunicativo, de fácil relacionamento e dinâmico”. Esse tipo de competência será verificado no processo seletivo e pode transparecer certa arrogância por parte do candidato.

 

© 2014 Diferencial MG. Todos os direitos reservados. Tel: (37) 3241 - 1680
Desenvolvimento: Cristiano Carvalho